Como destacar o seu livro no mundo virtual

Atualizado: 30 de Abr de 2019

Ivan Bittencourt Jr traz sete dicas para te ajudar nesse job.


O mercado literário viu na última década um "boom" de lançamentos de novas editoras, autores e livros e somando-se a isso, temos a desenvoltura dos jovens youtubers em magnetizar o público, arrastando milhares de leitores para seus eventos de lançamentos de livros autobiográficos ou diários preparado por bons designers. Tudo isso tem tornado um pouco mais difícil e trabalhoso destacar aquele livro que preparamos com tanto carinho, e que muitas vezes custou muito caro, para o público em geral e novos leitores. Excetuando o público que já é da nossa rede de alcance, a pergunta que fica a cada lançamento novo é: como destacar o meu livro nesse mundo virtual, instantâneo e global?

Para isso, nosso diretor, o escritor Ivan Bittencourt, Jr traz sete dicas preciosas para que você consiga trazer a sua obra do mundo real para o mundo virtual, e efetivar vendas e novas parcerias literárias a longo prazo.



Dica #1: Redes Sociais para Ontem:

Se você quer conquistar um novo público e destacar seu livro onde a sua presença física não chega, esteja nas redes sociais, e para ontem! Crie um perfil no Instagram e Twitter, uma página no Facebook, e outros como Pinterest, Twitter ou Médium, caso você tenha um tempo sobrando. Cadastre seu livro e biografia de autor no SKOOB, uma espécie de rede social para leitores. É imprescindível estar nas redes sociais, mas atente-se para uma boa aparência, uma foto de perfil em ótima resolução, de preferência sua e não do livro, ou em último caso, uma foto sua com o livro junto, e deixe à vista links de e-mail, contato como endereço ou telefone e as imagens das capas dos livros, assim, de fácil acesso para um novo visitante.


Dica #2: Interaja, Interaja, Interaja:

Interação é tudo nas redes sociais, por isso não deixe seu perfil ou página às moscas. Entre diariamente, pelo menos uns dez ou quinze minutinhos, curta as fotos dos seus seguidores, os siga se for o caso, poste novas fotos e aproveite-se do grande potencial atual do Stories, com postagens que nem precisam ser tão elaboradas assim, pois elas tem validade de 24 horas, mas recebem em média 20% de acessos a mais que a timeline.

Ah, é claro, não se esqueça de postar pelo menos uma vez por semana no Instagram e mais de uma vez por semana no Facebook.

Dica #3: Utilize as #hashtags

Até onze #hashtags por post é o indicado por especialistas em redes sociais, então lembre-se, ao postar uma nova foto, utilize uma hastags com seu nome, título do livro, editora, categoria, por exemplo #romance, etc. As hashtags trazem sozinha para o seu perfil muitos novos seguidores e curtidas, e o seu trabalho de formiguinha terá ajuda de outras formiguinhas sem que elas nem percebam.


Dica #4: Envie livros para Booktubers/Bookgramers

Eu sei que alguns autores reviram os olhos quando se fala nos booktubers da atualidade, mas mesmo que seja um serviço pago ou gratuito, ou que a crítica nem seja tão especializada assim, vale o empenho. Eu sempre digo, nós escritores escrevemos, os leitores leem e gostam ou não da história, mas quem fica estudando e criticando mesmo a literatura são os críticos ou professores, e esse é o trabalho deles, nós não podemos nos preocupar tanto com as críticas literárias, exceto se você ainda escreve “menas”.


Dica #5 Não utilize só o livro para destacar o seu livro

É isso mesmo meus caros escritores e escritoras, largue um pouco o livro de lado, e escolha algumas fotos legais, que tenham a ver com a história, e algumas frases ou quotes do seu livro, que tenham a ver com a imagem, e faça postagem em redes sociais. Uma dica ótima é o aplicativo Canva, que traz vários templates prontos e gratuitos, bastando apenas trocar o texto ou a imagem. Muitas das vezes vejo escritores gastando toda a bala na agulha exagerando nas postagens apenas com seus livros, e isso deve até irritar os leitores e a comunidade virtual, intercale, aproveite outros recursos, cole um poema num poste nem que seja, mas não fique apenas tirando foto ou postando fotos das capas dos livros.


Dica #6 Complemente seu trabalho

Pegando o gancho da dica anterior, complemente o seu trabalho, sim, ser escritor é um trabalho e deve ser considerado como tal, com outros tipos de escrita além das páginas impressas de sua história. Utilize um Blog, ofereça dica de leitura para Jornais, crie páginas e perfis temáticos (só por favor, não crie perfis em nome do seu livro), como por exemplo um perfil que fale sobre livros infantis, ou escritores conhecidos do gênero fantasia... etc. Mas faça ligações que favoreçam uma ligação com o seu trabalho. Se você tem uma desenvoltura, grave vídeos, pequenos para o Instagram e Facebook e maiores para o Youtube, realize palestras gratuitas, ofereça-se como voluntário em serviços que você tenha prática, enfim, não fique só olhando para o seu livro em cima da mesa, mas leve ele com você, e assim outras pessoas te conhecerão e compartilharão o seu trabalho.


Dica #7 Venda on-line.

Agora que você já construiu um alicerce, já se especializou em interagir, já conquistou seguidores e leitores, aproveite e ofereça seus livros online. Na minha carreira como escritor, em torno de 70% dos livros que vendi foi pela internet, e não é tão difícil de fazer. Você pode vender na Amazon, Mercado Livre, através do Pag-Seguro, no seu próprio site, ou até mesmo de outras formas, como indicando ao seu leitor uma forma de pagamento on-line ou digital, e depois é só enviar pelos Correios com o formato de envio Impresso Nacional + Registro Módico, que dá em torno de R$ 8,00 por ser um tipo de envio especifico para o incentivo a leitura. Hoje em dia existem várias ferramentas que fazem esse tipo de gerenciamento e podem auxiliar você nesse serviço. Isso é muito importante para autores independentes que não tem tanta visibilidade em grandes redes de livraria, mas que podem sim deixar o seu livro presente no mundo virtual com alguns cliques.


Boa sorte! Se precisarem de ajuda, contem com a Comunicar & Ler.




Ivan Bittencourt Jr - Escritor, formado em Gestão de Pessoas, estudou MBA em Coaching - Gestão Estratégica e atuou nas áreas de Recursos Humanos, Treinamentos, Educação Social e Comunicação. Teve o seu primeiro livro publicado em 2015, o romance Pés Descalços, pela Chiado Editora. Em 2016 na Bienal Internacional do Livro de São Paulo lançou o seu segundo livro, que veio a se tornar a série Hey, Panda, vamos fugir? e Hey, Panda, eu ainda te amo, ambos infantojuvenil e lançados pela Chiado, este na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em 2017, pelo qual participou da Feira do Livro de Porto Alegre no mesmo ano e foi agraciado com o reconhecimento de blogs literários especializados pelo Brasil e Portugal, fazendo destas obras suas mais conhecidas. Tem poemas publicados em diversas antologias e em 2018 lançou seu primeiro livro de crônicas, o Tava Querendo Amar que deu início a série ~meu bem. Também escreve em seu blog textos sobre relacionamentos e vida cristã, além de contribuir com textos para o blog cristão Pra Fora da Caixa, dicas de Leitura semanal para a Guaíba Online, Gazeta Regional, Nova Folha Guaibense e Rádio Camaquense. Atualmente participa de Feiras do Livro pelo RS, e visita escolas e igrejas com palestras sobre a simplicidade da felicidade, relacionamentos, redes sociais, amor, valorização da vida e fé e encontros com escritores para incentivo a leitura e escrita. É diretor de tecnologia da AGES - Associação Gaúcha de Escritores, Diretor da Comunicar & Ler, agência de comunicação digital e serviços editorais e Editor-Chefe da Editora Doze 2.

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